O Comitê de Arboviroses da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo se reuniu na manhã de sexta, 19, para alinhamento dos trabalhos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os números aumentaram, porém em menor proporção que em semanas anteriores. Em alguns bairros os casos foram reduzidos e em outros houve aumento.
Até dia 16 de abril foram confirmados no município, 1789 casos da doença e um caso de Chikungunya foi confirmado. Outros 17 casos de Chikungunya estão em investigação, bem como um óbito.
Desde o alerta das autoridades em saúde sobre um surto da doença em todo o país, a equipe de saúde municipal vem mobilizando a comunidade com relação ao combate aos focos. Além de visitas periódicas em pontos de tratamento permanente para evitar proliferação, os agentes e servidores de outras secretarias realizaram mutirões em diversos bairros. A desinfecção através de UBV Costal e Veicular também aconteceram e nova remessa do produto utilizado, em falta devido a alta demanda, deve chegar à cidade para nova rodada de trabalhos.
Mesmo assim, o Pronto Atendimento de São Gonçalo continua com alta demanda, já que os casos de dengue necessitam de acompanhamento recorrente e as doenças respiratórias também começam a se acentuar com a queda de temperatura. Assim, mesmo com a boa estrutura oferecida é difícil o atendimento agilizado. A secretaria ressalta que mesmo diante do quadro de grande pressão, mesmo porque os hospitais do Estado estão com pouca disposição de leito, os pacientes estão sendo cuidados com muito empenho pelos profissionais.