Parlamento Jovem define as propostas de SGRA na Plenária Municipal

Comunicação 3 de julho de 2024

SGRA 03/07/2024 (Ascom) – Os estudantes de São Gonçalo do Rio Abaixo deram um espetáculo de cidadania e participação. Os membros do PJ Minas 2024 apresentaram e votaram os projetos de lei na Plenária Municipal.

Cada aluno teve a oportunidade de expor suas ideias e sugerir proposições, destacando a importância e os benefícios que trariam para a cidade. Os estudantes, que vêm se preparando há meses, elegeram as propostas de melhorias na Educação que mais se destacaram. Entre os destaques, está a criação de um sistema de avaliação constante do desempenho escolar nas escolas públicas.

Os jovens pedem ainda a modernização das ferramentas de ensino, inclusão de tecnologias nos processos escolares e a participação maior dos pais e da comunidade. As matérias aprovadas foram divididas em três subtemas, que incluem manutenção na infraestrutura escolar, políticas de inclusão social e ações para a redução da desigualdade social.

As propostas aprovadas vão ser apresentadas para todo o Polo Médio Piracicaba nos encontros dos Grupos de Trabalho, onde serão analisadas, com a possibilidade de passarem para a fase Regional.

A Plenária contou com a presença do Presidente da Câmara, Diego Ribeiro (PDT) e representantes dos vereadores Cássio Rodrigues (PV), Flavinho Terra Branca (PDT), Kito Bicalho (PV) e Otávio Tatá (PSDB). Também acompanharam a plenária, os estudantes da E.E. Desembargador Moreira dos Santos, funcionários da Câmara e familiares.

O PJ Minas 2024

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política e cidadã para estudantes do Ensino médio, em Minas Gerais. Em SGRA, é realizado pela Câmara Municipal e coordenado pela Escola do Legislativo Isabel Rodrigues. É uma iniciativa da Assembleia de Minas, em parceria com a PUC Minas e as Câmara Municipais.

Matérias aprovadas

   SUBTEMA 1: MELHORIAS DO AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM

1.1 Alterar a paleta de cores nas escolas. Diversos estudos comprovam que as cores afetam a nossa percepção do ambiente e na escola não é diferente.

1.2 implantação de tecnologia nas escolas com projetores para facilitar a dinâmica de aula, otimizando o tempo.

SUBTEMA 2: MELHORIA DA APRENDIZAGEM E ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

2.1- Regulamentação obrigatória de escola pública: Imersão de pais e filhos na escola.

2.2 – Programa de Educação ao Ar Livre com Integração das Artes de Rua no Contexto Educacional.

SUBTEMA 3: FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

3.1- Instituir a criação de um sistema de avaliação constante do desempenho escolar nas escolas públicas, com o objetivo de identificar pontos fortes e áreas de melhoria.

3.3- Realização de workshops e treinamentos periódicos sobre gestão democrática, direitos e deveres, promovendo uma cultura de participação ativa e consciente entre os alunos.

Assessoria de Comunicação